A #BilharesMercedes preparou mais um post para você entender como funciona a sua mesa de bilhar/sinuca. E ai? Preparado?
MESA DE BILHAR? ENTENDA O FUNCIONAMENTO
BATE-E-VOLTA
Provavelmente você nunca viu, mas existe uma borracha nas bordas internas da mesa, entre a madeira e o tecido. É assim que a bola rebate formando ângulos precisos. Quanto melhor a qualidade da borracha (semelhante à usada em pneus), mais correta será a angulação da jogada.
TACADA DE MESTRE
O taco oficial mede 1,47 metro e é feito de diferentes tipos de madeira – algumas mais leves e outras mais pesadas. A única coisa indispensável é que a madeira seja linheira, ou seja, que gere um taco bem reto. Para manter o atrito entre a mão e o taco, a madeira nunca é coberta com verniz – apenas com uma cera protetora. Já a ponta do taco é feita de couro macio.
CAUSANDO ATRITO
Para cobrir a pedra, pode-se usar acrílico, um tecido sintético baratinho (o metro sai por 20 reais) que reveste as mesas de sinuca dos bares. Já a lã, mais cara (até 190 reais o metro), é mais utilizada em mesas oficiais e profissionais. A vantagem deste tecido está nos pelinhos da lã, que aumentam o atrito entre a bola e a mesa, permitindo maior controle sobre a jogada. A cor mais usada é o verde, que cansa menos os olhos.
PEDRA PRECIOSA
O tampo da mesa é feito de uma pedra de ardósia de cerca de 2 centímetros de grossura. A ardósia, pedra de cor acinzentada, é a mais utilizada porque permite um polimento perfeito – deixando a mesa lisa – e resiste bem aos impactos das bolas. Dependendo do tamanho da mesa, a pedra é dividida em até três pedaços para facilitar o transporte e o armazenamento.
PAU OCO
Para aguentar o tranco, uma mesa tem que ter uma boa base de madeira. Em geral, usa-se a imbuia, que, além de resistente, não atrai cupins. Atualmente, os pés da mesa são ocos para torná-la mais leve – ainda assim, uma mesa comum pesa cerca de meia tonelada. Já as mesas de bares são revestidas de fórmica, plástico durável e fácil de limpar.
BEM BOLADAS
A maior dificuldade do jogo de sinuca é acertar a bola – e não só nas jogadas. É difícil mesmo acertar na fabricação. “A resina de poliéster usada para fazer as bolas vem com densidades muito diferentes. Por isso, apesar de terem o mesmo tamanho, é raríssimo terem o mesmo peso”, explica o empresário Sérgio Ricardo Gobbi, fabricante de mesas de sinuca há mais de 40 anos. As únicas bolas perfeitas no peso, na coloração e na durabilidade são as belgas Aramith.
ENTRANDO PELO CANO
Se você já se perguntou como é que a bola volta para a gaveta nas sinucas de bar, a gente explica. Cada caçapa é ligada a uma canaleta – e todas elas à gaveta central. Assim que você encaçapa as bolas, elas se amontoam na gaveta. Para resgatá-las, é só colocar uma ficha – que empurra a trava que segura a gaveta. Assim, as bolas são liberadas. A bola branca não cai na caçapa, pois é alguns milímetros maior do que o buraco.
Procurando se manter mais informado no mundo do bilhar? Acompanhe o nosso feed de notícias para mais informação e diversão, só para quem é apaixonado pelo bilhar. #BilharesMercedes.