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JOGUE SINUCA COMO UM PROFISSIONAL

A sinuca é um jogo de bolas, mesa, e tacos, tradicionalmente jogado ao redor do mundo. Considerado um jogo de “cavalheiros”, a sinuca adquiriu as mais variadas regras ao redor do mundo. No Brasil mesmo, dependendo da região, as regras variam bastante. Todas, no entanto, partem de um princípio básico, estabelecido através da sinuca tradicional.

ENTENDENDO O BÁSICO

Na sinuca, o que é comum a todas as variações é o uso de um taco, uma mesa com 6 caçapas (buracos por onde as bolas descem), e uma bola branca. O jogador de sinuca só pode encaçapar as outras bolas usando a bola branca, direcionando sua tacada para que tal bola atinja as outras na mesa.

PONTUAÇÃO: MATA-MATA

No estilo de sinuca mais tradicional no Brasil, são usadas 15 bolas numeradas, com 2 bolas de cada cor. Apenas a bola 8 tem cor diferente. A forma mais tradicional de jogar nessa configuração de mesa é simples, e é o melhor estilo para os iniciantes. A mesa, também, é tradicionalmente menor que a mesa de bilhar.

A bola número 1 deve ser removida da mesa ou colocada encostada na borda atrás do triângulo de bolas da primeira tacada. Ela não pode ser encaçapada até o fim do jogo. Caso seja encaçapada, o jogador que a removeu do jogo perderá automaticamente. Os jogadores decidem quem vai dar a primeira tacada. Até que um dos jogadores encaçape uma bola, todas as bolas podem ser atingidas primeiro pela bola branca. Quando um dos jogadores encaçapar uma bola, deve ser verificado o número da bola. Por exemplo, se for par, o jogador só poderá encaçapar bolas pares, e terá que encostar em bolas pares em sua primeira tacada obrigatoriamente. Se encostar em uma bola ímpar antes, o outro jogador pode retirar uma bola ímpar de menor valor do jogo, como se tivesse a encaçapado. O contrário também é válido (jogador que matar primeiro as bolas ímpares). Após remover todas as bolas pares ou ímpares do jogo, dependendo de qual tipo de número era seu, o jogador deverá focar em matar a bola 1. Vence quem matar a bola 1 primeiro.

 

 

Regionalmente, há variações, que envolvem desde matar as bolas em uma certa ordem até ter que encostar em um número mínimo de lados da mesa da sinuca antes da bola branca encostar em alguma bola. Uma sinuca é quando o adversário deixa sua bola branca “presa”, isso é, quando é difícil ou impossível que ele acerte uma bola dele sem atingir uma bola sua.

JOGANDO SINUCA CLÁSSICA

Na sinuca clássica, uma mesa maior é usada, devido também à maior quantidade de bolas presentes na mesa. São 15 bolas vermelhas e 6 bolas coloridas. Nesse jogo, o que você tem a fazer é encaçapar uma bola vermelha, depois uma bola colorida de menor valor. Este padrão continuará até que não haja bolas vermelhas deixadas na mesa. No final, o jogador com mais pontos ganha a partida. Cada bola vermelha vale 1 ponto, a bola amarela vale 2 pontos, verde 3 pontos, marrom 4 pontos, azul 5 pontos, rosa 6 pontos, preta 7 pontos.

FALTAS NA SINUCA

As faltas abaixo podem acontecer em qualquer um dos jogos de sinuca. As “punições” aos jogadores variam. No jogo de sinuca mata-mata, todas as faltas abaixo resultam em uma bola encaçapada para o adversário. Na sinuca clássica, significam pontos dados ao oponente ou removidos de sua pontuação, que especificamos na lista.

  • Se você bater uma bola que não era pra acertar:4-7 pontos para o oponente. Depende de qual bola de bater. Por exemplo, se você bater uma bola azul em vez de uma bola vermelha, o adversário vai ganhar 5 pontos.
  • Se a bola branca entra na caçapa: 4 pontos para seu oponente.
  • Se uma bola de incorreta é encaçapada: 4-7 pontos para seu adversário. Depende de qual bola você encaçapar.
  • Se a bola salta fora da mesa: 4 pontos para o oponente.
  • Se a bola branca não toca qualquer outra bola: 4-7 pontos para seu oponente. Depende de qual bola você deveria acertar.
  • Se uma bola e e a bola branca são encaçapas na mesma jogada: 4-7 pontos atribuídos ao seu oponente. Depende da bola que foi encaçapada com a bola branca. Se você encaçapar a bola azul e a bola branca, o adversário vai ganhar 5 pontos.
  • Se você usar um objeto para medir a distância ou comprimento da tacada (mesmo se for o próprio taco): 7 pontos para seu adversário.

Se seu oponente cometer uma falta e você não pode tocar na bola que precisa acertar, você ganha uma bola livre. Isso significa que você pode encaçapar uma bola de qualquer cor ou pontuação e depois, voltar ao normal.

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