O bilhar ou sinuca é um esporte de estratégia, onde os jogadores andam em média 1,5km por hora, sendo um dos esportes sem impacto mais completos para ser praticado. Muitos médicos indicam à prática deste esporte para pessoas que sofreram de infarto.
Uma característica do bilhar são as regras, todos os países que o pratica seguem diferentes diretrizes de regras, no Brasil por exemplo existem regras únicas para a prática deste desporto, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e o COI (Comitê Olímpico Internacional) reconhecem a sinuca/bilhar como um esporte olímpico, sendo analisado para ser incluído nas olimpíadas em breve.
O INÍCIO DO BILHAR
- 1480 – O “Bilhar” ainda praticado na grama e jogado com o “massa”, haste com ponteiro em forma de “espátula”, bolas e obstáculos diversos em “campo de jogo” já delimitado.
- 1604 – O “Bilhar” já sendo praticado sobre mesa, ainda com o “massa” e mantendo os obstáculos do seu antecessor “da grama”.
- 1704 – O “Bilhar” ainda com o “massa” e obstáculos, mas já mostrando os “buracos”, que acabaram por se transformar nas atuais “caçapas”.
- 1710 – O “Bilhar” introduzido nas escolas, como recreação. Data não identificada – Ainda usando os “massas” em mesa aparentemente sem os “buracos”.
Data não identificada – O “Bilhar” já usando as caçapas em estilo muito próximo do atual e os “novos” tacos, tradicionais até hoje.
- 1839 – “Salão de Bilhar”, já bem no atual estilo e sobre mesa aparentemente no tamanho hoje usado como padrão internacional.